…que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica (Fp 1:27b)
Paulo muda sua ilustração da política para os esportes. A expressão traduzida por “lutando juntos” dá origem à palavra “atletismo”. Paulo vê a igreja como uma equipe e lembra os cristãos de que é seu trabalho, em equipe, que conquista as vitórias. Não se deve esquecer que havia dissensão na igreja de Filipos. Um dos problemas envolvia duas mulheres que não se entendiam (Fp 4:2). Ao que parece, os membros da igreja tomavam partido, como acontece com frequência, e a divisão resultante atrapalhava o trabalho da igreja. O inimigo tem prazer em ver divisões nos ministérios locais. Seu lema é “dividir e conquistar” e, muitas vezes, ele é bem-sucedido. A única maneira de os cristãos vencerem o maligno é permanecendo unidos. Em Filipenses 1:27, o termo grego utilizado é sunathleo, que significa “lutar juntos como atletas”..
Às vezes, um time tem sua “estrela” que se torna o centro das atenções e dos elogios, e pode acontecer de esse jogador dificultar as coisas para o restante do time. A equipe não trabalha em conjunto com igualdade, mas sim se esforçando para que um de seus membros se destaque. Uma atitude dessas é garantia de derrotas. Não é difícil expandir essa imagem da igreja local como um time de atletas. Cada pessoa tem seu devido lugar e incumbência, e se cada um fizer seu trabalho, estará colaborando com os demais.
Nem todo mundo pode ser capitão ou artilheiro! O time precisa seguir as regras que se encontram na Palavra de Deus. Seu único objetivo é honrar a Cristo e fazer sua vontade. Se trabalharmos todos juntos, poderemos alcançar esse objetivo, ganhar o prêmio e glorificar ao Senhor. Mas no instante em que um de nós começar a desobedecer às regras, a faltar nos treinos (a vida cristã exige disciplina) ou a buscar a própria glória, o trabalho em equipe desaparecerá e, em seu lugar, surgirão divisões e competição.
Em outras palavras, Paulo lembra, mais uma vez, de que precisamos ser determinados. Quem vive para Cristo e para o evangelho e pratica o “trabalho em equipe” segundo os princípios cristãos, pode ter alegria na vida, mesmo enquanto combate o inimigo. Somos cidadãos do céu e, portanto, devemos andar de modo coerente. Fazemos parte do mesmo “time” e, portanto, devemos trabalhar de modo cooperativo. Resta, ainda, um terceiro elemento essencial para o sucesso: a confiança! Mas, esse ponto veremos amanhã, se o Senhor permitir.
No amor de Jesus, o Deus da glória,
Pr. Natanael Gonçalves